Aquela série fofa que prendia crianças de diversos países em frente à televisão, mas você já se perguntou porquê a série teve uma pausa de 13 anos?


Teletubbies uma série de televisão produzida pela BBC de 1997 a 2001, criado pela Ragdoll Productions, com o foco em crianças e bebês.
A série teve sua primeira pausa em 2002 com 365 episódios. O motivo da pausa foi a polemica que envolvia Tinky Winky, o primeiro Teletubbies representado pela cor roxa. Conservadores da sociedade civil, fizeram denúncias alegando que Tinky Winky estivesse associado com a homossexualidade, afinal o mesmo tinha uma bolsa vermelha, um triângulo invertido na cabeça e a cor roxa, que são símbolos do orgulho gay.

As denúncias ocorreram um ano após o lançamento da série, logo após Tinky Winky ser escolhido como um dos símbolos do movimento gay no Reino Unido. Os produtores alegaram que o personagem tivesse relação com a homossexualidade, o intuito era de que os pais aprendessem a respeitar seus filhos e não os expulsassem de casa. Com isso aumentou o número de jovens que se assumiram homossexuais antes dos 12 anos.

O pastor Jerry Falwell, aproveitou as denúncias e alertou os pais sobre a homossexualidade presente no personagem. No Brasil o caso ganhou repercussão em 1999 quando começou a ser transmitido pela Rede Globo. A BBC se manifestou da seguinte forma perante toda a repercussão causada “Tinky Winky é uma metáfora da homossexualidade infantil, em meio ao crescente mundo tecnológico com uma bolsa mágica. Trata-se de um espetáculo para crianças que se identificam com ele”.

Embora todas as denúncias, a série ganhou dois spin-offs que foram transmitidos em 2002 e no ano de 2015 os Teletubbies voltaram com uma nova série que atualmente é transmitida pelo canal infantil Britânico CBeebies.