Stardew Valley é um jogo de RPG que simula a vida no campo, onde seu personagem pode desenvolver várias habilidades para que a rotina de uma fazenda possa ser levada com tranquilidade. 
Desenvolvido pela ConcernedApe e publicado pela Chukleft, o jogo ficou disponível no dia 26 de fevereiro (versão Windows) e 29 de julho (Mac, OS X e Linux) de 2016.

O jogo é inspirado em Harvest Moon, o próprio criador, Eric Barone, afirma isso e diz que começou a desenvolver o jogo para melhorar suas habilidades com a programação e para corrigir algumas falhas que Harvest Moon apresentava.

Jogabilidade


O jogo possui uma jogabilidade simples, mas de uma forma muito interessante e interativa ao melhor estilo do bom RPG. O jogo começa com a criação de seu personagem, existem várias customizações, o que torna tudo mais interessante e desperta a criatividade de cada jogador. 

Para um bom começo, o jogador ganha uma fazenda de seu avô, já falecido, que fica localizada no Vale do Orvalho, um lugar pequeno, mas repleto de aventuras e boas histórias, especialmente as histórias dos NPC (outro fator cativante do jogo, os NPCs tem personalidades distintas e agem conforme o relacionamento que desenvolvem com seu personagem, cada ação pode mudar o rumo da história e o nível de amizade entre os personagens).

Contando com sistemas de dia e noite, mudança de estação, de clima etc, é importante sempre planejar antes de começar a modificar ou a plantar em sua fazenda, cada mudança pode ser crucial para o seu desenvolvimento e lucro dentro do jogo. Deixando as coisas ainda mais interessantes e desafiadoras, afinal sobreviver a um inverno rigoroso sem poder utilizar dos lucros das plantações é um desafio e tanto.


Recepção

O jogo foi muito bem recebido pelos críticos, fãs e por jornalistas. A jogabilidade quase ilimitada do jogo agradou muito, fazendo com que o jogo não se torne monótomo ou enjoativo e que qualquer pessoa de diferentes idades possam desfrutar de boas horas de diversão em frente a uma tela de computador. O sucesso do jogo foi tanto que chegou a vender 400.000 mil cópias em duas semanas logo após ser disponibilizado na Steam.

Representatividade LGBT 

Com um sistema de relacionamento, seu personagem pode se envolver romanticamente com algum NPC, o mais interessante é que não importa qual o gênero do NPC escolhido, o personagem ira desfrutar de uma linda história de amor com quem você desejar, além do fato de poder casar com o personagem escolhido com o decorrer do jogo e receber uma ajuda de seu cônjuge nos afazeres da fazenda. O que é uma grande mão na roda para poupar energia.



Ficha Técnica:

Desenvolvedora: ConcernedApe (Eric Barone)

Publicado por: Chucklefish Games

Gênero: RPG, Simulação

Modos de jogo: Single Player

Plataformas: Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, OS X, Xbox One e Nintendo Switch

Link para download gratuito do jogo:


O arquivo está no formato rar, é necessário extrai-lo, caso ocorra algum problema com o link por favor avisem nos comentários.